Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

5 décadas de prémios com a Toyota

Desde a sua chegada a Portugal, em 1968, pela mão de Salvador Caetano, a Toyota tem vindo a bater recordes e a amealhar prémios. Para lá dos automóveis, também as políticas da empresa são reconhecidas e distinguidas no país.

Os anos 1980 davam os primeiros passos em Portugal quando o semanário Expresso atribuiu à Toyota uma das distinções mais importantes para qualquer empresa à época. Falamos do prémio para Melhor Ambiente no Trabalho, que validou o esforço constante da empresa em Portugal para garantir as melhores condições de trabalho aos seus colaboradores.
Ainda em 1980, Salvador Fernandes Caetano, é distinguido com o prémio Empresário do Ano, pelo jornal Semanário. Três anos depois, em 1983, destaque para a entrega do troféu Qualidade, atribuído pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) à Toyota Salvador Caetano.
2000, um ano em cheio
A entrada do milénio foi sinónimo de prémios para a Toyota em Portugal. Só no ano 2000 a marca teve três motivos para celebrar: o Prémio Fórum Ambiente, o Prémio Igualdade é Qualidade e o Prémio Internacional 2000 Monroe Walker & Fonos.
Em 2005 e 2006, o destaque foi para as boas práticas da empresa a nível social e laboral, com dois prémios. Foi nomeada Empresa Modelo, no Guia de Responsabilidade Social de Empresas da Sperantia, em 2005. No ano seguinte, a Toyota levou para casa o prémio Boas Práticas, atribuído pela Agência de Segurança e Saúde no Trabalho da União Europeia.
Vencer perto dos 40
Em vésperas de celebrar o seu 40º aniversário em Portugal, não faltaram motivos à Toyota para celebrar. No ano de 2007, a participação da empresa no projeto PRERESI valeu-lhe uma menção honrosa.
A unidade fabril da Toyota, localizada em Ovar, tinha sido uma das três empresas no sector da metalurgia e metalomecânica selecionadas para participar naquele projeto de Prevenção dos Resíduos Industriais, que se iniciou em maio de 2006.

A par da gestão de resíduos, no mesmo ano, a Toyota viu-se distinguida no plano da gestão de segurança, com a atribuição do 1º Prémio Henrique Salgado, da Tranquilidade.
Marca de confiança, sempre
Em 2018, mais de metade dos portugueses elegeram a Toyota como a sua marca automóvel de confiança, registando o valor mais expressivo de sempre, no estudo de 2018 das Seleções do Reader’s Digest.

Foi o 9º ano consecutivo em que a Toyota foi eleita “Marca de Confiança”. No ano em que celebra os 50 anos em Portugal, obteve 51% dos votos (o valor mais elevado de sempre), naquela que é a maior consulta aos consumidores portugueses.



O compromisso de excelência da Toyota não mudou nos últimos 50 anos. Visite um dos nossos concessionários e perceba a origem de tantos prémios para uma só empresa.