Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

50 anos depois, o regresso do slogan da Toyota

Em 1969, a chegada da Toyota a Portugal foi divulgada por todo o país com um slogan que, ainda hoje, é familiar à maioria dos portugueses. Por todo o lado se ouvia: “A Toyota vem para ficar.” Hoje, ninguém dúvida que era verdade.
Um ano depois de Salvador Caetano trazer a marca Toyota para Portugal, em 1968, a agência Sonarte, de Artur Agostinho , criou o primeiro slogan. De “A Toyota vem para ficar”, lançado em 1969, evoluiu para “A Toyota veio para ficar!”, a partir de 1971.
À medida que a marca se foi estabelecendo, também o slogan foi sendo ajustando. Dois anos depois de ter sido adaptado para “A Toyota veio para ficar”, a frase levou mais uma volta e foi-lhe acrescentado o complemento: “e ficou mesmo”.

O slogan passou então a ser: “A Toyota veio para ficar. E ficou mesmo!”, fazendo a ligação óbvia ao rápido sucesso da Toyota naqueles que foram os seus primeiros anos no mercado nacional. O modelo Corolla foi um dos grandes destaques dessa época, que em muito impulsionou o sucesso da marca e ajudou a sedimentar o slogan.
Um aniversário consigo
Para assinalar os 50 anos da Toyota em Portugal, nada como uma viagem aos anos 1960 e aos primeiros passos da marca no nosso país. Afinal, hoje é uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas em território nacional.

Em 2018, pela mão da agência de publicidade Caetsu, a Toyota lança a campanha de aniversário, a piscar o olho ao primeiro slogan. “A Toyota veio para ficar consigo” é a recuperação de uma frase histórica para a marca, em uso numa campanha multimeios, encabeçada por um filme muito especial.
Totalmente produzido em Portugal, o filme que assinalada os 50 anos da Toyota no país foi inspirado numa história real: um homem à procura de um Toyota antigo, que tinha sido do seu pai. Conheça a história que inspirou a campanha aqui.
Uma história bem real
No filme da campanha seguimos a história de um homem que perdeu o rasto ao carro que o pai conduziu quando era novo e do qual guardava recordações preciosas. O filho, que nunca tinha conseguido conduzir aquele Toyota, consegue encontrá-lo num anúncio de classificados, compra-o e recupera-o. O momento em que conta ao pai que conseguiu de volta o Toyota é um momento de forte emoção.

Veja o filme aqui.

Trata-se de uma das muitas histórias reais, passadas em Portugal, que a marca reuniu no ano em que faz meio século no país, e que estão compiladas nesta página.
Fiel à sua imagem de marca, assente na inovação e na confiança, que cedo conquistou os portugueses, a Toyota orgulha-se de celebrar o seu aniversário mais importante até à data com a recuperação de um slogan histórico. A Toyota veio para ficar… consigo.
Viemos para ficar consigo e queremos que fique connosco. Descubra as últimas novidades da Toyota. Ficamos juntos?