Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

Campanhas Toyota - um amor para toda a vida

Campanhas Toyota - um amor para toda a vida
Este ano celebra-se o meio século da Toyota em Portugal.
No nosso país desde 1968, em que entrou pela mão de Salvador Caetano, consolidou-se como marca de confiança, e uma das preferidas dos portugueses.
 
Famosa pelo slogan “Toyota veio para ficar”, celebramos assim este marco com um relembrar de alguns dos melhores anúncios e campanhas em Portugal, nos últimos 50 anos.
“Toyota veio para ficar” desde 1968
Dois anos mais tarde, na inauguração da primeira fábrica Toyota na Europa, em Ovar,  o slogan “Toyota veio para ficar” cresceu: “Toyota veio para ficar. E ficou mesmo”. Uma frase que, mais que um slogan, veio a ser uma promessa.
O primeiro: o “Rei” Corolla
A Dyna anunciava-se “DYNAmica”
A Toyota Dyna foi a primeira a ser fabricada na fábrica de Ovar, inaugurada em 1971. Foi, de facto, o modelo mais produzido em Ovar, tendo cessado a sua produção em 2011.
“Um amor para toda a vida” ou para a vida toda.
Além do anúncio, foi gravada uma música, cantada por Inês Soares. O single, com uma sonoridade vibrante, alegre, apresentava o automóvel Toyota. É “o Toyota”, um amor para toda a vida. O vinil foi oferecido a clientes na rede de concessionários.
 
Curioso? Ouça o single: https://youtu.be/AT47AJo7CgQ 
Carina II – O sucessor do carro campeão do mundo
No ano anterior, 1987, A Toyota Caetano oferecera um Carina ao jogador de futebol Rabah Madjer, por ter sido o melhor jogador em campo no jogo que deu ao FC Porto a vitória e a Taça Intercontinental, patrocinada então pela Toyota.
Nos anos 90, chega o Toyota Starlet: o carro Jovem
Numa altura em que aumentava o interesse por SUV como o Land Cruiser, o Hiace ou o RAV4, a Toyota apresentou uma proposta alternativa: como o próprio anúncio indica, um automóvel destinado a um público mais jovem.
O Europeu Yaris
No final do século, o Yaris foi o primeiro automóvel Toyota especialmente concebido para o mercado Europeu, tendo sido lançadas várias versões deste carro tão popular, que em 2000 foi galardoado com o Prémio Carro do Ano.
Prius, a revolução híbrida
Em 2000, chega a Portugal o primeiro Toyota Prius – o automóvel que prometia revolucionar a indústria - um híbrido.
O Toyota Prius é, hoje em dia, o automóvel híbrido mais vendido em todo o Mundo.

Mas os motores híbridos estenderam-se a outros modelos Toyota. O Yaris, um dos Toyotas mais populares do século XXI, já tem uma versão híbrida disponível desde 2017 em Portugal – o lema é “Sinta o efeito Yaris”.
“Um Toyota, Uma Árvore”
É este o lema da campanha da Toyota desde 2005, ano em que foram plantadas mais de 9000 árvores, com vista à reflorestação de áreas afetadas por incêndios. A premissa é simples: cada automóvel Toyota novo, comprado em Portugal, equivale a uma árvore. Esta iniciativa Toyota plantou, até final de 2017, mais de 126 mil árvores em Portugal continental e Madeira.
Toyota nos Jogos Olímpicos
Recentemente foi anunciado que a Toyota Caetano seria o patrocinador oficial do Comité Olímpico Português, apoiando até 2024 os Atletas Olímpicos e Paralímpicos portugueses.
Automóveis, mas não só!
A Toyota Caetano tem tido, ao longo dos anos, inúmeras ações de cariz social. Não só colaborando com o Banco Alimentar Contra a Fome, como ajudado Instituições Particulares de Solidariedade Social, proporcionando-lhes condições especiais para adquirir viaturas de transporte de utentes.
Movimento Perfeito
A mais recente campanha da Toyota é a de promoção do novo C-HR.
O C-HR já marcou presença em festivais, aniversários e eventos culturais. Existe também a versão híbrida deste Crossover, com um sistema aperfeiçoado que já vai na 4ª geração. “Viva a vida em movimento”.

Veja o anúncio do Toyota C-HR em: https://youtu.be/jeudeZCLU2o

Quais foram as campanhas Toyota dos últimos 50 anos mais marcantes para si? Partilhe-as!