Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

A primeira fábrica da Toyota em Portugal (e na Europa)

Sabia que a fábrica de Ovar não foi apenas a primeira fábrica da Toyota em de Portugal, como também a primeira de toda a Europa? Conheça mais sobre este local, que conta com quase 50 anos de existência e que tem contribuído para a confiança dos portugueses na Toyota ao longo dos anos.



A fábrica de Ovar da Toyota foi inaugurada em 1971, cinco anos depois de ter começado a comercialização da marca em território luso, numa cerimónia que contou com a presença do então Chefe de Estado, o Almirante Américo Thomaz.

Inicialmente, o objetivo principal prendia-se com a montagem de mini autocarros da Caetano, de comerciais ligeiros - os modelos Dyna e Hiace – e também, com a incorporação de componentes em veículos comerciais. Em 1981, fez-se a reconversão da fábrica para montagem exclusiva de veículos comerciais.

Nascia a primeira fábrica Toyota na Europa, que surgiu como forma de a marca dar resposta ao crescimento do Mercado. A partir daí, a história da Toyota no país foi ainda mais feliz.

Hoje, a fábrica tem um mercado de exportação grande, que inclui mais de 15 países da Europa, como Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Bélgica e Dinamarca, por exemplo. Além disso, em 2015 iniciou a produção do Toyota Land Cruiser série 70, que é exportado para a África do Sul.
Até ao fim de 2014, a fábrica tinha produzido quase 300 mil unidades. Mas, já em 1993, pouco mais de 20 anos tinham passado da inauguração da fábrica, celebrou-se a produção da unidade Toyota número 200 mil. Esta comemoração foi presidida pelo primeiro-ministro português da altura, Aníbal Cavaco Silva.

Depois disso, a fábrica de Ovar já recebeu vários prémios e reconhecimentos: em 1999, foi distinguida com o Certificado de Qualidade - ISO 9001 - e, quatro anos depois, recebeu o Certificado em Ambiente, ISSO 14001. Hoje, conta com cerca de 200 colaboradores.
Personalidades de peso
Ao longo dos anos, a Toyota Motor Corporation demonstrou total apoio à fábrica da Toyota em Ovar, com visitas frequentes de vários representantes.

Além da visita de Cavaco Silva em 1993, em 2001, ano em que a fábrica celebrou 30 anos, a recebeu o Presidente da Toyota Motor Corporation, Eiji Toyoda, e o Ministro da Economia, Braga da Cruz.
Mas as visitas de personalidades portuguesas e mundiais à fábrica da marca em Ovar não ficam por aqui: em 2006, com a celebração dos 35 anos da fábrica, o Chairman da Toyota Motor Corporation, Hiroshi Okuda, presidiu a cerimónia. José Sócrates, primeiro-ministro da altura, também esteve presente na comemoração.
Curiosidades sobre os modelos
O primeiro modelo Toyota a ser comercializado em Portugal foi o Corolla KE10. Durante as suas dez gerações, vendeu quase 200 mil unidades. Ao longo de vários anos, a fábrica da Toyota em Ovar produziu vários dos modelos mais populares da marca: o Corolla, o Corona, o Starlet, o Land Cruiser, a Hilux, a Hiace e a Dyna são alguns exemplos.

Em 1978, há precisamente 40 anos, na Fábrica de Ovar foi produzido o veículo 70 mil, que foi oferecido à Cruz Vermelha Portuguesa.

Em 2002, a Toyota Dyna começou a ser exportada a partir da fábrica de Ovar e, em 2011, ano em que a fábrica festejou os seus 40 anos de vida, também celebrou o line-off da Dyna número 200 mil. Esta cerimónia teve a presença de Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro na altura.

Após décadas de existência como um símbolo da Toyota, a fábrica de Ovar continua a ser um exemplo e uma referência. 300.000 veículos produzidos são a prova de uma das grandes contribuições da Toyota para o desenvolvimento do país.



Faça parte desta história: nos 50 anos da Toyota em Portugal, queremos saber como é que a Toyota o influenciou a si.