Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

A Toyota e o estudo de aves? Tem tudo a ver

A Toyota e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) são parceiras num projeto de apoio à biodiversidade.
Em fevereiro de 2016, o arranque do “Cidadania pela Natureza – Conservação de Áreas Protegidas” foi assinalado com uma ação de voluntariado na observação de aves e limpeza da Barrinha de Esmoriz.

No terreno estiveram cerca de 50 voluntários e parceiros, entre eles o Presidente da Junta de Freguesia de Paramos , o Grupo de Escuteiros de Esmoriz, Movimento Cívico Pro Barrinha, grupos de voluntários intervenientes na preservação do local, assim como clientes Toyota.
Cidadania, natureza e Toyota
O projeto intitulado “Cidadania pela Natureza – Conservação de Áreas Protegidas” é financiado na totalidade pelo fundo mundial da Toyota “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental”.

Entre os objetivos do projeto de biodiversidade está a preservação de duas áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade: a Barrinha de Esmoriz e Lagoa dos Salgados. Estas áreas estão identificadas como estratégicas pela designação internacional IBAs (do inglês Important Bird and Biodiversity Areas).
Segundo o diretor da SPEA, “este projeto é uma forma de proteger áreas naturais, o que passa por dar a conhecer estes dois locais fantásticos às comunidades locais, de modo a envolvê-las e motivá-las a valorizar o seu património natural”.
100 espécies de aves
Em cada uma das zonas do projeto, apoiado pela Toyota, podem ser observadas mais de 100 espécies de aves, como corvos-marinhos, guinchos, patos, garças, gaivotas, algumas aves da rapina, entre outras.

A Barrinha de Esmoriz e Lagoa dos Salgados são lagoas costeiras essenciais para aves aquáticas e terrestres. São utilizadas pelas aves como locais de nidificação, de alimentação e também de descanso na altura da migração.
Toyota pioneira
O projeto “Cidadania pela Natureza – Conservação de Áreas Protegidas”, com a duração de dois anos, é pioneiro naquelas áreas do país. Foi o único projeto financiado pela Toyota na Europa em 2016 , o que atesta a importância do trabalho desenvolvido.

Na edição de 2015 foram submetidos mais de 100 projetos ao financiamento do Fundo Toyota , dois quais apenas 26 foram selecionados: 16 para o Japão, e, no caso da Europa, 1 único projeto selecionado: o da SPEA.

Sendo a Toyota uma marca atenta às suas origens, é de sublinhar a proximidade das ações de voluntariado desenvolvidas naquela zona tão próxima da fábrica de Ovar. Trata-se de exemplo do envolvimento de voluntariado empresarial que a marca defende.