Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

Afinal o que é a Filosofia Toyota Way?

Afinal o que é a Filosofia Toyota Way?
Não é preciso ser o maior seguidor da marca para já ter ouvido falado na Filosofia Toyota Way ou no Toyotismo. A ideia comum é que é um modo de trabalhar, mas será só isso? Descubra os principais pontos desta filosofia.
A espinha dorsal da Toyota
A Filosofia Toyota Way funciona como um farol, uma orientação, para os funcionários da Toyota em todo o mundo. Não só expressa os valores e as crenças da marca, mas também define a sua missão como empresa. As relações com clientes, acionistas, concessionários e outros parceiros de negócio são pautadas por esta filosofia.

Os conceitos que compõem esta filosofia ultrapassam barreiras culturais e de idioma, já que se baseiam no esforço individual ligado ao trabalho de equipa. A Toyota Way é sustentada por dois pilares: a melhoria contínua e o respeito pelas pessoas. O sucesso da marca está fortemente ligado a ambos os pilares.
O pilar da Melhoria Contínua, engloba os conceitos de Desafio, Kaizen e Genchi Genbutsu. Enquanto o pilar Respeito pelas Pessoas, está relacionado com Respeito e Trabalho em Equipa.
A Melhoria Contínua
O conceito de Desafio , um dos três constituintes do pilar da Melhoria Contínua, remete para a necessidade de abraçar os desafios. Para isto, temos de estar dispostos a desafiar o que já sabemos e a dar o máximo para o ultrapassar. Cada desafio é encarado com criatividade, mas também coragem.

Kaizen é um conceito japonês para a essência da melhoria contínua. É um modo de pensar que procura identificar onde e como se pode melhorar. Mesmo as pequenas mudanças podem beneficiar as equipas da Toyota em Portugal e no mundo.
O significado de Genchi Genbutsu vem de “Ir à origem”. Aplicado à Filosofia Toyota Way significa verificar os factos por si mesmo, no início do processo, para garantir que temos a informação certa para tomar uma boa decisão.
O Respeito pelas Pessoas
O segundo pilar da Filosofia Toyota Way é assente no Respeito e no Trabalho de Equipa. É muito importante para a Toyota que as suas equipas de trabalho sejam diversificadas, sustentáveis e unidas. Os colaboradores são o maior património da marca.
O Respeito deve pautar todas as relações entre colegas de trabalho. Há que respeitar os colegas não só pelo contributo que dão à empresa, mas também pelas pessoas que são. Aqui inclui-se o respeito pelos valores e crenças pessoais de cada um.

O Trabalho em Equipa resulta quando todos entendem os objetivos e trabalham juntos para os atingir. Na Toyota, em Portugal e no mundo, todos os membros de uma equipa têm oportunidade de mostrar o seu valor e a responsabilidade adequada. Isto aplica-se em todos os níveis da empresa, da linha de produção até à direção.
Já conhece a nossa filosofia, descubra a nossa gama de automóveis.