Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

As 5 visitas mais marcantes à Fábrica de Ovar

A história da Toyota começou há 50 anos, na Fábrica de Ovar, hoje tida como o ex-libris da marca no nosso país. Ao longo de décadas, foram várias as personalidades de relevo a visitar a já mítica fábrica, inaugurada a 22 de maio de 1971.
Américo Thomaz, 1971
O histórico de visitas ilustres à Fábrica de Ovar começou logo no dia de inauguração, com a presença do então Presidente da República, o Almirante Américo Thomaz.

Para além de ter assistido à cerimónia, em maio de 1971, o Presidente da República aproveitou a ocasião para condecorar Salvador Fernandes Caetano com a Comenda de Mérito Industrial.
Eiji Toyoda, 1973




Corria o ano de 1973 quando, Eiji Toyoda, Presidente da Toyota Japão à época, visitou a fábrica em Ovar. Esta visita viria a ser a primeira de várias, tendo sido o ponto de partida para uma relação próxima e de longa duração com a Toyota Portugal.
Soichiro Toyoda, 1977
Enquanto Presidente da Toyota Motor Corporation, Soichiro Toyoda fez uma visita à Fábrica de Ovar, em 1977. Na altura estavam a decorrer as obras de alargamento para a Fábrica 2, uma unidade que tinha por objetivo produzir caixas de carga e contentores.
Tatsuro Toyoda, 1988
Com quase meio século de produção, a Fábrica de Ovar foi sendo visitada por inúmeros representantes da Toyota Motor Corporation (TMC) ao longo dos anos. Em 1988, marcou presença Tatsuro Toyoda, Vice-Presidente Executivo da TMC, que fez questão de passar pelas linhas de montagem.
Mário Soares, 1989
No ano em celebrou a produção de 150.000 unidades, a Fábrica de Ovar foi visitada pelo então Presidente da República, Mário Soares.
E muitos mais
Até aos dias de hoje, a Fábrica de Ovar continua a ser visitada regularmente por personalidades dos diferentes quadrantes. Exemplo disso são as visitas dos Primeiros-Ministros Cavaco Silva, em 1993, e António Guterres, em 1996.
Em 2001, no 30º aniversário da Fábrica, marcaram presença o Ministro da Economia, Braga da Cruz, o Presidente da TMC, Soichiro Toyoda, e muitas outras personalidades.
Esta tendência, de visitas que reconhecem o valor da Fábrica de Ovar e o papel da Toyota, não abrandou com o passar dos anos.

A história da Fábrica está ligada à da Toyota. Ligue-se também e junte-se à família.