Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

CAETSU recupera a frase “A Toyota veio para ficar” nos 50 anos da marca em Portugal

Da Sonarte para a CAETSU: o Passado e o Futuro.
Faz agora 50 anos que a Toyota chegou a Portugal, pela mão de Salvador F. Caetano. O ano de 2018 celebra o sucesso da marca junto dos portugueses. Para comemorar estas cinco décadas, a CAETSU desenvolveu uma campanha multimeios, inspirada em histórias reais de clientes, relacionadas com marca, contadas na primeira pessoa.
Um slogan que veio para ficar.
Poucas são as marcas que se podem orgulhar de terem visto os seus slogans publicitários serem apropriados pelos consumidores, passando a expressões do quotidiano e que perduram no tempo. Criado pela agência Sonarte, de Artur Agostinho, o slogan de 1969, “A Toyota vem para ficar!”, marca o início de um dos mais duradoiros slogans portugueses, sinónimo de qualidade e fiabilidade, e que evoluiu, logo em 1971, para “A Toyota veio para ficar”. Foi complementada com “e ficou mesmo” dois anos depois.
 
Hoje, num percurso de 50 anos de história e de histórias, a Toyota quer dar continuidade a este legado e apresentar aos novos públicos os valores que a definem: centrados nas pessoas. «Queremos afirmar que a Toyota veio para ficar…consigo!» explica Ricardo Amaral, diretor de marketing da Toyota.
A campanha inspirada numa história real.
Produzido em Portugal, o filme reflete na perfeição o conceito da campanha. A história começa com um homem em busca de um Toyota antigo. O carro, que tinha sido do pai, guardava as memórias de alguns dos melhores momentos da sua infância. Depois de muita procura, encontra-o e assim assistimos ao desfecho: um homem orgulhoso e feliz, com o seu Toyota atual lado a lado com o Toyota que pertencia ao seu pai. A Toyota veio para ficar com a família. 
Esta história é baseada num caso real, uma das muitas relatadas nesta campanha – Edgar Oliveira perdeu o rasto ao carro que o pai teve quando ele era miúdo, e do qual guardava grandes memórias. Nunca o tinha conseguido conduzir, até que um dia o encontrou, comprou-o e recuperou-o. Entretanto, foi conduzido nesse carro no dia do seu casamento e está a tratar do seu processo de exportação para a Suíça, onde vive atualmente. Esta e outras histórias inspiradoras podem ser lidas no site desenvolvido para assinalar o aniversário da marca: 50anos.toyota.pt. E brevemente será possível publicar a sua própria história com a Toyota.
 
A CAETSU celebra com a Toyota.
«Esta é uma celebração muito importante para a CAETSU. Estamos com a Toyota desde que existimos e com ela crescemos. Fazemos parte da história da marca e a marca faz parte da nossa história», explica Lisete Oliveira, Supervisora da Conta, para quem esta campanha vem homenagear todos os condutores Toyota em Portugal.  
 
Assista à campanha aqui
 
FICHA TÉCNICA:  Direção Criativa: Sónia Leitão | Diretor de Arte: Bruno de Matos | Copy: Pedro Rigueira | Equipa Web: Micaela Oliveira/António Pedro | Supervisão de Conta: Lisete Oliveira | Direção de Conta: Paulo Vieira | Produtora: TRIX | Realizador: Dieter Primig | Director Fotografia: Florian Banicki