Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

Desafio Ambiental 2050

O desafio ambiental da Toyota reflete tudo aquilo em que a marca acredita. Uma prioridade ao longo dos últimos 50 anos.


Com o Desafio Ambiental 2050, a Toyota contribui para fazer viaturas cada vez mais “amigas do ambiente”, criar fábricas que respeitem cada vez mais as questões ambientais e melhorar a vida da comunidade.
Desafio #1 – Novas viaturas, com zero emissões de CO2
A Toyota impôs-se reduzir as emissões de dióxido de carbono das suas viaturas em 90% (ou até eliminá-las) até 2050, comparativamente com os valores de 2010. Isto envolve acelerar o desenvolvimento de veículos amigos do ambiente, como Híbridos, Híbridos Plug-In, Elétricos e movidos a Célula de Combustível.
Desafio #2 – Zero emissões de CO2 no ciclo de vida do Produto
A Toyota quer minimizar as emissões em todo o ciclo de vida do veículo, incluindo produção de materiais e componentes, montagem, destruição e reciclagem. Durante os processos de produção de veículos ecológicos podem ser libertados gases de estufa. Para combater esse efeito, a Toyota toma o compromisso de implementar o uso de materiais reciclados e desenvolver materiais com baixas emissões e criar um ciclo de vida do produto completamente sustentável.
Desafio #3 – Zero Emissões de CO2 nas Fábricas
O objetivo de Zero Emissões nas fábricas Toyota passa essencialmente por tecnologias de produção e formas de energia inovadoras. Na área da produção, a Toyota pretende simplificar, modernizar e tornar os processos mais eficientes, para reduzir o tempo, custo e emissões de gases de estufa. Em relação às formas de energia, a Toyota irá efetivamente usar energias renováveis como energias solar e eólica assim como a energia do hidrogénio.
Desafio #4 – Minimizar e Otimizar a utilização de água
As duas estratégias aqui são a redução e a purificação da água usada para os diversos processos, como pinturas, antes de ser devolvida ao meio ambiente.

Atualmente, a Toyota já implementou medidas de captação da água das chuvas e posterior filtragem, para que a água possa ser reutilizada e finalmente regressar limpa ao solo. Mais uma vez, uma das formas de alcançar esta meta e todas as outras do Desafio Ambiental 2050, passa por aumentar a eficiência dos processos de produção.
Desafio #5 – Estabelecer um Sistema de Reciclagem:
Para minimizar ao máximo o impacto ambiental de veículos em fim-de-vida, a Toyota implementa medidas que reduzem os desperdícios e dão nova vida a todos os materiais usados. Para este desafio, impõem-se o uso de materiais ecológicos, a produção de materiais mais duradouros, a reciclagem e a reutilização de veículos para construir novos.
Desafio #6 – Estabelecer uma Sociedade Futura em Harmonia com a Natureza
Um dos objetivos do Desafio Ambiental 2050 é construir uma sociedade onde as pessoas vivem em harmonia com a natureza.

Como já tem vindo a fazer ao longo dos anos, a Toyota seguirá com iniciativas de combate à desflorestação , sensibilização da população e a ter um papel ativo na conservação dos ecossistemas.

Ainda no âmbito da primeira fase do Desafio Ambiental 2050, a Toyota estabeleceu uma parceria com o União Internacional para a Conservação da Natureza , na área da biodiversidade.



Qual é a sua história sua história Toyota? Nos 50 anos da Toyota em Portugal, convidamo-lo a partilhar!