Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

Os grandes momentos dos modelos Toyota Prius e Land Cruiser

São dois modelos completamente diferentes e que acompanham a marca há tempos distintos, mas ambos marcaram (e marcam) a história da Toyota pela positiva. Conheça mais sobre o histórico Land Cruiser e o inovador Toyota Prius, que, ao longo dos anos, se têm mantido nas preferências dos portugueses.
Land Cruiser, um modelo que representa os valores Toyota
O Land Cruiser é um dos modelos mais históricos da Toyota e que acompanha a marca desde muito cedo. Pensado como uma combinação de trabalho, lazer e luxo, o Land Cruiser adapta-se a qualquer tipo de utilização.

Mas a sua história não começou pelos melhores motivos. A primeira geração deste modelo foi produzida em 1951 – apenas 90 unidades – num ambiente de plena guerra: em 1950, quando a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul, as Nações Unidas e os EUA vieram em auxílio dos últimos, e o Japão serviu como base de fornecimento.
Foi necessário desenvolver um veículo compacto de quatro rodas que servisse o Exército dos EUA e a Toyota era a marca ideal para responder a essa necessidade – já em 1940, tinha demonstrado grande qualidade na construção de camiões para o exército japonês.

O primeiro veículo produzido deste modelo, em janeiro de 1951, conseguiu chegar ao Monte Fuji, no Japão, e fê-lo com distinção, o que provou a grande capacidade deste modelo em resistir a todo o tipo de ambientes. O Land Cruiser rapidamente atingiu o estatuto de lenda por ser tão resistente e inquebrável, ao mesmo tempo que mantinha a sua qualidade.
Em Portugal, a sua exportação começou no ano de 1986, a partir da fábrica de Ovar. O Land Cruiser série 70, lançado em 1984, foi um dos modelos mais marcantes da história da marca. O tão conhecido todo-o-terreno da Toyota, associado a grande robustez e a uma elevada durabilidade, estava preparado para resistir às estradas mais difíceis.
Em 2014, para celebrar os 30 anos do Land Cruiser 70, a Toyota fez uma reedição deste modelo, que manteve as suas características iniciais – a robustez e a durabilidade – e aumentou a sua segurança e conforto dos passageiros.
Prius, o melhor amigo do ambiente
O Toyota Prius - o primeiro híbrido de produção em série do mundo - chegou a Portugal em 2000, três anos depois de ter sido lançado a nível mundial. A Toyota foi a primeira marca a caminhar na eletrificação das suas gamas e, neste momento, o Prius é o híbrido mais vendido do mundo, que continua a garantir a tecnologia, eficiência, inovação e design associadas a este modelo.
É um modelo que resulta da aposta na sustentabilidade ambiental da marca, que pretende manter-se em constante inovação e desenvolver tecnologias mais ecológicas. O investimento em projetos de sensibilização ambiental e em fábricas eco-eficientes também tem sido evidente.

Em 2007, a Toyota introduziu na sua produção a tecnologia PHV – veículos híbridos Plug-in – com a produção da primeira geração do Prius Plug-in.
Depois desse momento, foram já vendidos 78 mil veículos deste modelo, 11 mil dos quais dentro da Europa.
A Toyota torna-se, assim, a primeira marca automóvel a disponibilizar esta tecnologia. Recentemente, foi lançada a segunda geração do Prius Plug-in e as notícias são animadoras: a proposta de redução das emissões de dióxido de carbono de toda a frota em 90% até 2050, através do uso de tecnologias HV (Veículos Híbridos), PHV, EV (Veículos Elétricos) e FCV (Veículos a Pilha de Combustível) está um passo mais perto de se concretizar.
A quarta geração do Toyota Prius foi lançada no início deste ano e atingiu o mais elevado patamar de eficiência de combustível e emissões. Recentemente, este novo modelo recebeu a classificação de 5 estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, que avaliam a forma de proteção de ocupantes e peões no caso de ocorrer algum acidente e a qualidade e abrangência dos equipamentos de segurança que são disponibilizados.

No relatório do Euro NCAP, foi muito elogiado o desempenho deste novo Prius. Também os modelos de segunda e terceira geração tinham já sido premiados com esta classificação e estes novos resultados vêm intensificar a consolidação do Prius como um dos modelos mais seguros da sua classe.

Este ano, o Prius Plug-in foi galardoado pelos leitores do Observador, na primeira edição dos Prémios Auto Observador – A Escolha dos Portugueses, que aconteceu no ano passado, e que contabilizou mais de 40 mil votos. A concurso, estavam 65 modelos e um total de 34 marcas. O Toyota Prius Plug-in foi o único modelo galardoado pelos leitores com 2 prémios, nas categorias de Familiar compacto e Híbrido Plug-in.



Junte-se a nós na celebração dos 50 anos da Toyota em Portugal. Adora o seu Toyota? Partilhe a sua história aqui.