Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

Tecnologia híbrida Toyota – uma história que ainda agora começou


Estávamos em 1992 quando a Toyota lançou a discussão sobre a mobilidade do século XXI. Um ano depois, iria nascer o projeto G21 e, com ele, o Toyota Prius. Esta é uma história que ainda está a acontecer e que não vai parar por aqui.
Toyota Prius. A inovação que nasce de um problema.
Em 1993, quando os engenheiros da Toyota lançaram o projeto G21, que pretendia ampliar a eficiência dos motores existentes, depararam-se com um problema: era impossível fazê-lo com os motores da altura. Assim, optaram por criar um novo tipo de motor, que unia um powertrain híbrido com um motor de combustão normal e ainda um motor elétrico auxiliar.

O resultado foi a criação de uma motorização que conseguiu 2 vezes menos consumos do que um carro convencional. E, em 1995, a Toyota apresentou o concept car XW10, no salão de Tóquio. Dois anos depois, chegava ao mercado japonês o Toyota Prius, uma palavra que significa “antes de”. E, de facto, o Prius chegou antes de todos os outros.
A mudança de paradigma em Portugal.
O Toyota Prius chega a Portugal em 2000. E se, ao início, o conceito era estranho, a verdade é que em 2008, a Toyota tinha ultrapassado os 1000 automóveis vendidos no país. Um marco, se pensarmos que o Prius era visto como um automóvel alternativo.

O Toyota Prius não foi só um marco na mobilidade em Portugal, mas também na própria sociedade. Em 2005, a Toyota lançou o projeto “Um Toyota, uma árvore”, com vista à plantação de uma árvore por cada Toyota híbrido vendido. Até agora, já são 126.000 árvores plantadas e o número não para de crescer.
Há um híbrido Toyota para todos.
Em 2009, a Toyota lançou, no Salão de Frankfurt, o Toyota Auris com a tecnologia HSD (Hybrid Synergy Drive), o primeiro híbrido do seu segmento. Em 2012, foi a vez do Yaris receber uma versão híbrida. Em 2016, o RAV4 juntou-se à família. E, no mesmo ano, foi a estreia do Toyota C-HR híbrido.

Neste momento, existem 10 milhões de condutores híbridos Toyota em todo o mundo. Tantos, como Portugal inteiro. E esta história ainda agora começou.