Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

Toyota: Filantropia e Responsabilidade Social

Desde que Salvador Caetano trouxe a Toyota para Portugal, a reputação da marca tem crescido com a ligação à filantropia e responsabilidade social. Sendo uma das empresas pioneiras no país, é também uma das mais envolvidas com a comunidade em que se insere, e da qual é parte integrante. 
 
De campanhas de sensibilização a angariações de fundos, passando pela criação de um centro de formação profissional, conheça algumas das iniciativas da Toyota Caetano Portugal com vista a um futuro melhor.
Campanhas “verdes”.
Possivelmente uma das Iniciativas mais populares da Toyota é “Um Toyota, uma árvore”. Esta campanha oferece, por cada novo Toyota vendido em Portugal, uma árvore que será usada na reflorestação de zonas afetadas pelos incêndios. Desde 2005, esta iniciativa já plantou mais de 130 mil árvores em Portugal continental e Madeira. E como o ambiente e a sua proteção são pilares básicos da sua filosofia, a Toyota Caetano Portugal (então ainda Salvador Caetano, IMVT) aliou-se, em 2006, à QUERCUS com “Novas Energias em Movimento”. Foi uma inovadora campanha de sensibilização ambiental que percorreu as escolas de 3º ciclo e do ensino secundário do país. E a bordo de um Toyota Prius, foram organizadas diversas sessões de esclarecimento sobre os temas de poupança de energia, energias renováveis e mobilidade sustentável.
Toyota Solidária.
Desde que se instalou a Fábrica da Toyota em Ovar, muitas foram as iniciativas que visaram oferecer automóveis a entidades de cariz social, associadas a marcas de produção. Entre as quais conta-se a viatura nº 70.000, entregue à Cruz Vermelha Portuguesa, em 1978, e mais tarde as duas entregues à Cerci de Ovar, em 1993 e 2001, primeiro por ocasião da produção da viatura nº 200.000 e depois nos 30 anos da fábrica. Recuperando estas contribuições do passado, em 2007 surge a iniciativa “Toyota Solidária” que angariou fundos, através da comercialização de produtos após-venda, para aquisição e oferta de uma Toyota Hiace à Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em 2008, no segundo ano desta ação de responsabilidade social, foi a vez da ACREDITAR, uma fundação que apoia crianças com cancro e as suas famílias, receber também uma Toyota Hiace preparada para o transporte de crianças, no âmbito desta iniciativa.
Estas iniciativas que visam envolver a comunidade para causas sociais de maior relevo, sempre pautaram a atuação da Toyota. No Natal de 2013, a Toyota arrecadou 1.000€ para a fundação Make-a-Wish Portugal, ao abrigo da campanha “Estrelas Make-a-Wish”. Esta atividade consistiu na entrega de ornamentos em forma de estrela, em troca de donativos no valor de 1€, e envolveu clientes e colaboradores em toda a rede Toyota. O total reverteu na íntegra para ajudar a realizar os desejos de crianças e jovens com doenças graves.
A Toyota Proace apoia a comunidade.
Um dos mais relevantes e abrangentes apoios prestados pela Toyota à comunidade acontece na aquisição de veículos para transporte de utentes para Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS’s. Desde 2006, através deste programa especial de aquisição, somam-se mais de uma centena de carrinhas Hiace e Proace de 9 lugares entregues a outra tanta centena de instituições locais, e que representa um apoio à comunidade superior a 100.000€, e sempre a somar, ano após ano.
Muitas pequenas contribuições.
E porque pretende estar próximo das causas dos portugueses, entre 2010 e 2015, a Toyota apoiou a iniciativa da associação luso-francesa Cap Magellan numa campanha de sensibilização rodoviária destinada aos milhares de visitantes do nosso país no Verão, maioritariamente imigrantes em França. A campanha, chamada “Secur’eté”, atuou nas estradas da fronteira entre Portugal e Espanha, a bordo de um Toyota Yaris, e visava alertar e reduzir o número de acidentes na estrada.
 
Também o Banco Alimentar Contra a Fome conta com o suporte da Toyota. Desde 2003 que a marca cede à associação vários empilhadores elétricos necessários para transportar e arrumar os alimentos doados. Mas neste domínio, o que se destaca é a ininterrupta ação de filantropia que ocorre diariamente nas cantinas da Toyota Caetano Portugal, em Ovar e Vila Nova de Gaia. Para os centros sociais das respetivas freguesias, são entregues mais de 50 refeições todos os dias, garantindo a alimentação da comunidade mais necessitada.
Desporto e Formação.
Muito recentemente, a Toyota Caetano Portugal estabeleceu uma parceria com o Comité Olímpico Português, apoiando assim atletas Olímpicos e Paralímpicos, até aos Jogos Olímpicos de 2020. Ao abrigo desta parceria, a Toyota além de ser a viatura oficial do Comité, assumiu o compromisso de desenvolver produtos de mobilidade sustentável com soluções específicas para a prática das diferentes modalidades, assim como várias iniciativas de responsabilidade social na área do desporto.
A maior aposta do grupo, que representa um maior investimento a longo prazo, é o Centro de Formação Profissional Salvador Caetano. Com seis polos por todo o país e oferecendo cursos ligados ao sector automóvel, como mecatrónica ou pintura, o centro já qualificou mais de 3500 jovens, desde 1983. Este contributo para a formação que ultrapassa os interesses da empresa está, pois, bem enraizado no ADN do Grupo e da marca Toyota em Portugal. E muito se deve ao fundador Salvador Fernandes Caetano que, numa época de expansão da atividade, na década de 80, deparava-se com a carência de profissionais nas suas diversas áreas de atividade. Até que um dia, perante o lamento do Diretor de Recursos Humanos acerca da dificuldade em recrutar profissionais, terá dito: “Se não há trabalhadores, façam-nos”.
Emissões: Zero.
Várias destas iniciativas de responsabilidade social inserem-se na política mundial da Toyota Emissões: Zero. Esta tem como objetivo a proteção da Natureza e do ambiente, por meio de redução de desperdício, maximização de recursos e, claro, redução de emissões de gases de efeito estufa. 
 
O “embaixador” das emissões zero é o Toyota Mirai, um automóvel movido a hidrogénio, que emite apenas vapor de água. É o primeiro automóvel movido a hidrogénio de produção em série. Por enquanto, ainda não está disponível em Portugal, mas conheça-o no vídeo abaixo:
 
 
 
Mudar o mundo, e moldar o futuro não está nas mãos só de alguns: está nas mãos de todos nós. Alie-se à Toyota em Portugal, e ajude a construir um futuro “sempre melhor”.