Toyota 50 anos Toyota 50 anos


50
anos,

a Toyota veio para ficar consigo.

Em 1968, Salvador Caetano trouxe para Portugal a Toyota e a vontade de fazer história. E fez. 50 anos depois, fazemos parte das histórias de muitos portugueses.

Toyota: História de um logótipo que já teve outro nome

Foram precisas décadas para chegarmos ao logótipo da Toyota como o conhecemos hoje. Pelo meio houve outros nomes e até caracteres japoneses. Nos 50 anos da marca em Portugal, percebemos que os valores estão lá desde o início. A evolução do logótipo é disso um bom exemplo.
De Toyoda a Toyota
A Toyota nem sempre teve o nome que hoje todos conhecemos. Esta é uma informação importante para compreender a evolução do logótipo da marca ao longo do tempo. Os primeiros veículos foram vendidos com o apelido do fundador: Toyoda.

Mais tarde, ao afastar-se do nome de Toyoda, a marca reforçou a sua vontade de evoluir de negócio familiar para uma escala global.
Um logótipo para o Japão
Em 1936, a empresa organizou um concurso público para a criação de um novo emblema. Foi uma maneira de assinalar a conclusão do primeiro carro de passageiros e dar visibilidade à marca.

O júri selecionado escolheu um design com caracteres japoneses que formam a palavra “Toyota”, entre os cerca de 27.000 logótipos a concurso.

Mas porquê abdicar do nome original, Toyoda?

Primeiro, os caracteres japoneses para "Toyota" eram mais simples e menos confusos visualmente. O nome também soava melhor ao ouvido. E mais, o facto de serem precisos oito traços para escrever Toyota em língua japonesa estava culturalmente associado a riqueza e boa sorte.
Melhorias, ajustes e mudanças
Até chegar ao ponto em que o conhecemos hoje, o logótipo da Toyota foi alvo de pequenos ajustes e melhorias (evolução vs. revolução, um dos valores da marca). Se excluirmos o logo criado a pensar no mercado japonês, são cinco os principais momentos que marcam as mudanças na imagem da marca.

Nos dias de hoje, a Toyota é tida como um caso único na história do design de logótipos para a indústria automóvel. É considerada um exemplo pela importância e tempo investidos à procura da melhor maneira de comunicar os valores da marca através de algo (aparentemente) tão simples como um logótipo.
A Toyota encontra o logótipo ideal
O logótipo atual foi apresentado pela Toyota em outubro de 1989, para assinalar os 50 anos da marca. Demorou cerca de 5 anos a ser desenvolvido, uma vez que tinha de responder à imagem da Toyota nos países estrangeiros. Dois fatores influenciaram o design: ser reconhecido à distância, como quem diz “está aqui um Toyota” e ter um impacto visual forte, que o distinguisse das outras marcas de automóveis.
Ler Toyota num símbolo
A versão mais recente do logótipo da Toyota tem vindo a dar que falar no mundo do design e em fóruns de curiosos na internet pelo seu simbolismo. É que o que parece um logo simples, é antes uma composição complexas. Nenhum detalhe foi deixado ao caso.

Olhando com atenção, é possível descobrir cada uma das letras que compõem a palavra Toyota escondidas no logótipo. As variações possíveis são quatro – T, O, T e A – entre sobreposições e cortes.
Um logótipo que reflete valores
A sobreposição das duas ovais forma um T de Toyota, e forma ainda um volante, que representa o carro em si. Já a oval de fora simboliza o mundo a abraçar a Toyota. Olhando com atenção, vê-se que cada uma destas ovais tem uma espessura de traço diferente, conforme acontece na arte japonesa de usar o “pincel”.

O espaço em segundo plano dentro do logótipo da Toyota reflete os "valores infinitos" que a marca transmite aos clientes: excelente qualidade, alegria de conduzir, inovação, e integridade na segurança, no meio ambiente e na responsabilidade social.
Sabia que…
… o logótipo da Toyota, conforme hoje o conhecemos, se estreou num dos modelos de luxo da marca? Em outubro de 1989, este logótipo com base em formas ovais apareceu no modelo Celsior (na foto). Em pouco tempo, todo a gama da Toyota passou a usá-lo também.
Considerado um logótipo inovador, é bem visível na frente, traseira e espelho retrovisor dos automóveis. O símbolo oficial da Toyota é reconhecido em qualquer lugar.